10 programas e aplicativos incríveis para escritores e jornalistas

Excesso de informação pode ser tão ruim quanto a falta de informação. Bombardeados como somos hoje em dia, é necessário que jornalistas e escritores tenham ferramentas para organizar a sua produção e o seu material de pesquisa.

Segue abaixo alguns dos serviços que recomendo para quem, como eu, passa a maior parte do seu tempo enfileirando letrinhas uma depois da outra. A maioria dos serviços é bem simples de utilizar e pode poupar muitas dores de cabeça. E talvez em pouco tempo você vai se perguntar como sofria sem motivo antes de conhecê-los.

Para backup: Dropbox

Dropbox-300x83Imagine se você tivesse uma pasta no seu computador e que para tudo o que você colocasse ali fosse criado um backup automaticamente em uma pasta privada na internet. Isso se chama Dropbox. Eu posso acessar esses arquivos logando em qualquer computador ou no meu celular.

A sincronização de pastas é outra função excelente. Eu sou uma daquelas pessoas doentes que acorda cedo no domingo para escrever. Criei uma pasta compartilhada no computador da minha namorada com os projetos que estou trabalhando e quando estou na casa dela posso acessar os meus arquivos normalmente. Quando termino eu salvo e pela magia da sincronização o arquivo fica com as últimas modificações quando eu chego em casa. O fim dos meus dias de ficar mandando textinho pra mim mesmo por email.

O Dropbox também é uma ferramenta excelente para passar imagens entre o celular e o computador, basta colocar na pasta no computador e depois “salvar em fotos” no aplicativo, ou vice-versa. É ótimo para prints de tela, basta apertar print screen e ele salva a imagem e uma tela e outra utilização muito boa é criar um link público de download para arquivos maiores, muito melhor do que anexar em e-mails.

Se você acatar uma única sugestão desta lista, que seja o Dropbox, ou utilize outro sistema de backup como o Google Drive (eu sou paranoico em perder arquivos e uso os dois!). Anos atrás fiquei escaldado depois que perdi uma parte de meus textos após um incidente envolvendo um CD de linux e uma formatação desastrada do HD.

O Dropbox gratuito permite 2gb de armazenamento e se você fizer uma conta clicando no link abaixo e instalar o Dropbox, eu e você ganhamos 250mg extra de capacidade. Para usuários mais dedicados, há planos pagos de um terabyte.

https://www.dropbox.com/referrals/NTUyNTc0NDk

Simples e eficiente, o Dropbox é uma pasta no seu computador na qual tudo o que você coloca ali é salvo automaticamente na nuvem. Sua casa pode pegar fogo que você não perde nada.

Simples e eficiente, o Dropbox é uma pasta no seu computador na qual tudo o que você coloca ali é salvo automaticamente na nuvem. Sua casa pode pegar fogo que você não perde nada. Esses arquivos podem ser acessados por você de qualquer outro computador pelo site dropbox.com, assim como celular e tablet.

Para referências e portfólio: Evernote

evernote_logo_3876-300x75O Evernote é uma poderosa ferramenta de criação de banco de dados de referências ou para guardar o portfólio pessoal de jornalistas. Você faz uma conta gratuita e instala o widget do Evernote no seu navegador e sempre que você ver alguma coisa que quer guardar, selecione e salve no Evernote.

Eu uso o Evernote para salvar artigos de referências para meus textos de ficção – com tags específicas para cada um – pautas de matérias para freelas. Tudo em pastas diferentes para fácil acesso. O que torna o Evernote tão bom é que é muito fácil encontrar o que você salvou nele devido a um eficiente motor de busca e suas informações podem ser salvas no seu computador para uso offline.

O Evernote comporta 40 MB mensais de transferências, na minha experiência mais do que o suficiente para textos e fotos ocasionais. O app para celulares também é muito bom, de forma que você pode pesquisar ou salvar novos textos por ele mesmo. O único porém é que a conta gratuita do Evernote requer o celular estar conectado à internet, mas usuários dedicados podem querer usar a versão paga de US$ 50 por ano.

Evernote2

Imagem do meu Evernote no desktop, com pastas com ideias e backup das matérias assinadas que fiz para diferentes veículos, assim como referências de textos e imagens para projetos de ficção. A busca da ferramenta ajuda muito encontrar qualquer coisa no arquivo. Posso acessar esses arquivos também no site do Evernote, meu celular ou tablet.

Para captação de informação: Feedly

feedly-logo-black-color-300x86Eu acho uma pena que com as timelines de redes sociais os leitores de RSS tenham caído em certo desuso. O RSS basicamente é um sistema que te envia todas as atualizações de um site ou blog. Eu fiquei órfão do Google Reader quando ele fechou e pulei para o Feedly, que funciona perfeitamente. Com ele eu sigo mais de 200 sites e blogs sem ter que entrar em um por um, cada atualização é colocada na minha timeline pessoal.

Eu sei que aos não-iniciados essa conversa de RSS é meio assustadora, mas se você segue diversos sites ou blogs e conseguir vencer a aversão inicial, esse serviço pode mudar a maneira que você usa a internet. O aplicativo mobile também é muito bom, sincroniza com a sua conta no computador até onde você leu.

Imagem do meu Feedly no iPad, onde costumo usar mais. A ferramenta torna simples acompanhar as postagens de centenas de blogs diferentes sem visitar um por um individualmente

Imagem do meu Feedly no iPad, onde costumo usar mais. A ferramenta torna simples acompanhar as postagens de centenas de blogs diferentes sem visitar um por um individualmente

Para procrastinação planejada: Pocket

pocket-300x106Sabe aquele texto que você acha bacana, mas é grande demais para ler agora ou você simplesmente não está com saco naquele momento? Com um clique no widget ou no app do celular você salva na sua conta do Pocket, que fica guardadinho ali pra quando você tiver tempo ou paciência.

O Pocket virou uma espécie de “jornal de sábadão de manhã” para mim. Vou acumulando ao longo da semana artigos que achei bacana, mas não podia ler porque estava na labuta, assim como vídeos do YouTube mais compridos ou o que for. E no fim do dia ou na placidez do fim de semana eu entro lá e leio esses artigos maiores.

E o legal é que o Pocket é integrado com outros programas que mencionei aqui, principalmente nos celulares. No Feedly, basta clicar num texto e ele salva no Pocket, e no Pocket posso arquivar um texto que achei importante no Evernote com uma dedada também.

Quero ver um vídeo ou ler um maior, mas não estou com tempo ou saco? Sem problema, clico na extensão do Pocket no navegador ou no Feedly do tablet e celular e tudo fica salvo numa listona pra eu ler com calma no final do dia ou no fim de semana.

Quero ver um vídeo ou ler um texto maior, mas não estou com tempo ou saco? Sem problema, clico na extensão do Pocket no navegador ou no Feedly do tablet e celular e tudo fica salvo numa listona pra ler com calma no final do dia ou no fim de semana.

Para gravar entrevistas: Dropvox

dropvoxUm aplicativo simples que pode ser MUITO útil para jornalistas. Basicamente o que ele faz é gravar um mp3 do seu celular para uma pasta dedicada no Dropbox, que faz automaticamente um backup na nuvem.

Além de dificultar que você perca uma entrevista importante, você pode acessar ela no computador para decupar por ali. Não sei como é no Android, mas o app nativo para gravação do iPhone dificulta tirar uma gravação dele, daí a utilidade do Dropvox.

E o Dropvox aguenta gravações grandes, já gravei podcasts com ele e entrevistas de mais de duas horas sem encontrar nenhum problema.

Para escrever em campo: Caderninhos… ou Google Docs

Não vou mentir, já testei muitos apps para fazer anotações e o melhor na minha opinião continua sendo os bons e velhos caderninhos de papel – é como um computador que já imprime o que você escreve!

Porém, paranoico como sou, sempre tiro uma foto de cada página concluída para ter backup na nuvem, e copio as ideias para o computador na primeira oportunidade. Como segunda opção sugiro o Google Docs para anotações rápidas, mas já tive problemas com o acesso offline tanto no celular quanto em casa, portanto tento não depender muito do Docs e sempre saio com um caderninho no bolso.

às vezes tecnologia nenhum substitui a praticidade do bom e velho papel e caneta. Caderninhos, eu amo vocês.

Às vezes tecnologia nenhuma substitui a praticidade do bom e velho papel e caneta. Caderninhos, eu amo vocês.

Para escrever De Verdade: Scrivener

Scrivener-Logo-300x57Estou apaixonado pelo Scrivener, um programa feito para organizar a escrita de livros e roteiros. É um programa para quem trabalha com textos grandes e com muitas referências e o que ele faz é dividir uma tarefa monumental em diversas tarefas mais simples para que o seu cérebro não imploda.

Tenho usado o Scrivener para escrever o meu novo livro, continuação do As Crônicas do Cascavel. Ele é dividido em cinco romances menores e eu uso um sistema de cores para diferenciar o estágio em que cada trecho está, não concluído, primeiro rascunho, segundo rascunho, revisado e final.

Como é um livro de ficção científica, há muita construção de mundo, e eu mantenho verbetes de tecnologias, empresas, personagens, locais, etc. Posso tagear capítulos para mostrar quais personagens estão presentes e o programa facilita muito compilar um arquivo final para ebook ou mandar para a editora.

É claro que você não precisa do Scrivener para escrever um livro, não tem nada aqui que você não possa fazer no Word e criando algumas pastas, mas ele facilita MUITO a organização e produção. É um programa meio caro, US$ 40, mas você pode baixar e testar por um mês para ver se se adapta. Se for como foi comigo, você não vai nem imaginar como escrevia antes.

Scrivener-1024x612

O Scrivener é uma ferramenta excelente para organizar informações escrevendo projetos longos como livros. Capítulos, referências, estudos, fichas de personagens e imagens; tudo fica no mesmo lugar. Organizo por cores o progresso de cada capítulo; da primeira versão até os revisados. Ele ajuda muito a compilar tudo depois e exportar em qualquer formato de arquivo de texto, pdf ou ebook. Tem até um editor de texto minimalista que tira todas as distrações da tela.

Para não esquecer das coisas: Wunderlist

WunderlistLogo2-300x78Outro programa simples que organiza muito a vida. Basicamente é um criador de listas de coisas a fazer, sincronizado entre seu celular e computador.

Eu divido em pastas como Freelas, Escrita, Burocracia, etc; assim como botar estrelas nas tarefas mais urgentes.

O app é simples o bastante para você sacar o celular no meio de uma conversa e escrever “ligar para fulano” e na data que você coloca o Wunderlist te manda um email te lembrando. E poucas coisas nesta vida são mais satisfatórias do que ouvir aquele “ping!” e riscar mais um item da lista de coisas a fazer.

Um simples e eficiente aplicativo de listas para não esquecer das coisas e ajudar a visualizar o que você precisa fazer a cada dia.

Um simples e eficiente aplicativo de listas para não esquecer das coisas e ajudar a visualizar o que você precisa fazer a cada dia.

Para não ser hackeado: 1Password

1Password-300x144Neste mundo de internet a gente precisa ter dezenas de senhas e se você tem uma única senha pra tudo está pedindo para ser hackeado. Eu, por exemplo, tenho senhas para nada menos que 87 coisas, como inventar uma senha única pra cada um?

Pra isso eu uso o 1Password, um programa que gera senhas fortes para cada site e as esconde atrás de um password mestre, esse sim que você não pode esquecer de jeito nenhum. Em casa uso o programa que guarda as senhas de tudo de forma criptografada, a mesma coisa no aplicativo do celular. Se preciso entrar em um site, saco o celular e vejo a senha na hora.

É claro que não é um sistema 100% seguro, mas é uma barreira a mais para hackers invadirem e pegarem a sua senha. E quem já teve uma conta hackeada sabe que dor de cabeça isso pode ser.

Agora, para não ser MESMO hackeado, use também o Autenticador Google.

O elo mais fraco dos sistemas de login costuma ser o email. Se uma pessoa tem acesso ao seu email principal, provavelmente pode mudar a senha de qualquer outra conta que você tenha.

É portanto imperativo que você use a chamada autenticação em dois passos para acessar o email. No meu caso do gmail, uso o Autenticador Google, que gera senhas diferentes de tempos em tempos que precisam ser inseridas além da minha senha pessoal, como um token de contas de banco.

Senhas fortes únicas para todos os seus logins, tudo criptografado e guardado atrás de uma senha mestre que só você tem acesso.

O 1Password cria senhas fortes únicas para todos os seus logins, tudo criptografado e guardado atrás de uma senha mestre que só você tem acesso pelo seu computador ou celular.

Para escanear textos e images: Scannable

ScannablexUm aplicativo para o celular que permite escanear facilmente páginas de livros, imagens, quadrinhos, cartões de visita, o que você quiser.

Através da câmera do seu celular, o Scannable localiza as bordas de um documento e o digitaliza. O resultado fica muito mais nítido e fácil de ler do que se você apenas tirasse uma foto.

Ele também é prático para digitalizar diversas páginas uma após a outra. Você não precisa clicar em nada, só ir virando as páginas e o aplicativo vai digitalizando elas.

E, mesmo podendo ser usado sem ele, o Scannable é ligado ao Evernote, o que permite que você arquive em uma dedada as suas digitalizações.

Digitalizações de imagens pelo Scannable ficam muito mais nítidas do que se você apenas tirasse uma foto. É como se você tivesse um scanner no celular.

Digitalizações de imagens pelo Scannable ficam muito mais nítidas do que se você apenas tirasse uma foto. É como se você tivesse um scanner no celular.

Esses são meus aplicativos favoritos para botar ordem no dia a dia de enfileirar letrinhas. Tem uma sugestão que não está na lista? Coloque ela aí nos comentários.